Biografia

TRIO XAMEGO

A união entre o tradicional e o contemporâneo, entre experiência e juventude, assim pode ser definido o Trio Xamego.

Representante do autêntico forró pé de serra o trio se destaca com hits consagrados entre os forrozeiros, músicas quase obrigatórias em qualquer arrasta-pé que se preze. Dentre elas, Onde Está Você, É Só Você Querer, Novinho em folha, Medo de Amar, Calendário do Amor, Forró Agarradinho e Coração Maluvido. Estes são apenas alguns dos sucessos, entre uma dezena de músicas conhecidas na voz do pernambucano Dió de Araújo, vocalista e zabumbeiro, que tem 65 anos de atuação e um vasto currículo associado à história do forró, com destaque para a longa parceria que estabeleceu ao lado de Dominguinhos, por quase duas décadas. Uma riquíssima trajetória musical que rendeu a Dió o apelido de ‘rei da zabumba’.

Dió de Araújo começou a sua vida artística aos oito anos de idade em sua terra natal,  Escada /Pernambuco. Desde muito cedo, ainda menino, ganhou o mundo dando voz a sua paixão: a música. Após passear por outros ritmos se encontrou no autentico Forró. Dió já acompanhou grandes nomes da música brasileira como: Elba Ramalho, Tim Maia, Gilberto Gil, Chico César, Maria Bethânia, e o ‘rei do baião’ Luiz Gonzaga.

Em 1982, unido a Zequinha no triângulo e Joãozinho na sanfona, fundou o Trio Xamego e deram inicio à trajetória do trio, autêntico pé de serra, para dar voz à cultura nordestina. Muitos músicos passaram pelo trio, como Chiquinho Alves, Quim de Oli, Zé Almeida entre outros até chegar à formação atual: Dió de Araújo (voz e zabumba), Demétrios de Araújo (sanfona) e Felipe de Araújo (triângulo).

Hoje, parte da família Araújo dá ao Trio Xamego uma conotação especial. O sentimento começa no palco, pai e filhos exprimem o melhor da cultura nordestina e tradicional somado ao multi-regional e contemporâneo. É o tradicional dando espaço ao novo e o novo valorizando o tradicional.

Dió de Araújo completando 65 anos de carreira, continua conhecido como a zabumba mais sentida do Brasil, faz da batida do coração o compasso perfeito para seu xote, seu baião e hoje junto com os filhos representam a mais harmônica cadência entre experiência, juventude, sentimento e tradição.

Em 2016, fizeram nova turnê na Europa e se apresentaram em Portugal, Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Suíça, nas capitais e mais algumas cidades. Dió foi o homenageado do ano pelo projeto “Baião in Lisboa Festival 2016”. Já estão com a nova turnê marcada para 2017.

Atualmente, com 35 anos de carreira, o Trio Xamego estão entre os trios mais bem conceituados do Brasil no cenário do forró. Com uma agenda muito concorrida, com mais de dez shows por mês, o Trio Xamego tem ganhado cada vez mais a simpatia e respeito do público de diferentes idades, no Brasil e no exterior.